Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Turdidae
 Rafinesque, 1815
Espécie: T. iliacus

Nome Científico

Turdus iliacus
Linnaeus, 1766

Nome em Inglês

Redwing


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Quase Ameaçada

Fotos Sons

Sabiá-ruivo

Este pequeno sabiá, apesar de ser bastante comum em sua região de origem, nem sempre é fácil de observar. É visto mais frequentemente em vôo, quando emite o seu chamado característico.

No Brasil foi encontrado um exemplar na costa do estado do Espírito Santo. Ainda não se sabe ao certo como ele chegou ao Brasil, mas alguns estudos sugerem que ele pode ter atravessado o atlântico dentro de navios cargueiros

http://www.researchgate.net/publication/259344299_First_record_of_Redwing_Turdus_iliacus_in_South_America)

Características

Caracteriza-se pela plumagem castanha, pelas partes inferiores riscadas e não sarapintadas, pela lista supraciliar branca e pela contra-asa com tonalidade cor-de-fogo.

Alimentação

Hábitos alimentares…

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Este sabiá é exclusivamente invernante e pode ser observado sobretudo de Outubro a Março. A sua abundância varia muito de ano para ano, podendo a espécie ser muito comum em determinados anos e bastante escassa noutros. Tal como os outros sabiás, é abatido em grande número pelos caçadores. (Informações de Portugal).

Distribuição Geográfica

Em Portugal: O sabiá-ruivo aparece de norte a sul do país, muitas vezes misturado com outras espécies de sabiás. Trás-os-Montes – a veiga de Chaves parece ser um bom local para ver este sabiá. Beira interior – tem sido observado com alguma regularidade na serra da Estrela e no vale do Coa. Lisboa e vale do Tejo – a serra da Arrábida é um dos melhores locais para observar esta espécie, que também pode ser vista na zona de Cheleiros. Alentejo – a região de Castelo de Vide e os olivais de Moura são dois locais favoráveis à observação deste sabiá. Algarve – a ria de Alvor é um dos locais onde a espécie pode ser vista regularmente

Referências

- Site avesdeportugal.info: http://www.avesdeportugal.info/turili.html. Acesso em 20/01/2014.

Galeria de Fotos